O meu sentimento é importante?

Fala-se muito nos modelos e trabalhos de desenvolvimento humano atualmente. Pessoas com verdadeiras doenças ligadas ao sentimento. Que doenças seriam essas? DEPRESSÃO, STRESS e ANSIEDADE.

A famosa DEPRESSÃO, a tristeza profunda, é um sentimento ligado exclusivamente ao PASSADO. A ausência da alegria plena está completamente unida ao excesso de PASSADO. Quando lembra daquele momento que tinha muito dinheiro, estava rico, e hoje não é mais. Quando lembra do parente, amigo, que já foi, te deixou e hoje não está mais no convívio. Quando lembra daquela traição que recebeu e fica com a cabeça atordoada. Assim, este excesso de PASSADO traz a tristeza profunda, a DEPRESSÃO.

O STRESS é um excesso de PRESENTE. Já viu aquele pessoa no trânsito com muita pressa, querendo chegar logo no trabalho, no compromisso? O ser humano está vivendo um momento de muita informação, comunicação acelerada, tem que ser agora! Então, cuidado. O STRESS é uma doença que pode levar, você, ao hospital. Então, terá que ter tempo para cuidar da sua saúde, obrigatoriamente.

A ANSIEDADE é o excesso de FUTURO. Indivíduos que só pensam no amanhã. Vários projetos, planejamentos, muita coisa vai acontecer e nada acontece. Cuidado! A ANSIEDADE é uma doença que traz sérias complicações no trabalho, nas relações pessoais no dia a dia, frustrações. Acorde para seu sentimento.

Agora, onde você está neste modelo? PASSADO, PRESENTE ou FUTURO? Que questão complexa. É preciso um equilíbrio? É preciso criar um modelo mental para melhorar o seu desempenho e comportamento na sociedade. Especialistas apresentam um modelo de foco temporal. 10% de PASSADO, 60% de PRESENTE e 30% de FUTURO. E ai? Como fazer esta transformação? É muito importante entender onde está focada a sua mente, o que você comenta com outras pessoas, o que fala todos os dias. Se fala muito das coisas que passaram ou que vão acontecer tenha cuidado. O seu foco deve ser colocado no PRESENTE. Nem todo o FOCO. O modelo sugerido é 60% no agora! PASSADO e FUTURO são indispensáveis para entender e aprender que precisamos mudar, melhorar, fazer diferente. Na ciência da Administração, fala-se muito em PLANEJAMENTO, que nada mais é do que construir um documento com foco no FUTURO, na edificação de um caminho. Vale destacar que no PLANEJAMENTO, existem análise de cenários (internos e externos) e, neste momento, o PASSADO é apresentado.

O desejo é que o homem e a humanidade compreendam que existe sempre um caminho para a renovação, todos os dias, e a necessidade de buscar isso é HOJE. AGORA! Então, pense bem, o meu sentimento é importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *