Compartilhar é INDISPENSÁVEL

por Diego da Costa

As ferramentas que mais fazem sucesso atualmente são as de compartilhamento. O facebook compartilha conteúdo, imagens, videos e muitas curtidas. O Instagram compartilha imagens e o dia a dia das pessoas e empresas. O WhatsApp compartilha informação, contatos e até relacionamentos. O Google compartilha tudo, desde endereços até curiosidades do mercado.

No mês de Janeiro de 2019 a “Gestão Compartilhada” no Conselho Federal de Administração (CFA) apresentou propostas inovadoras para os mais de 400 mil Profissionais de Administração registrados no Sistema CFA/CRA. O Compartilhar foi que o Presidente e vice dividem decisões e responsabilidades com diretores, conselheiros e colaboradores.

“Presidente não manda. Presidente preside”. É assim que o atual presidente do CFA, Mauro Kreuz, conselheiro federal pelo estado de São Paulo, define sua função, à frente do cargo que ocupará pelo biênio 2019/2020. Em sua gestão ao lado do vice-presidente e conselheiro federal pelo estado do Tocantins, Rogério Ramos, Kreuz vai deixar uma marca na gerência do CFA: o compartilhamento.

Logo após a posse – em janeiro – Mauro destacou “Nossa gestão será descentralizada e compartilhada, dando ao vice-presidente e aos diretores autonomia para desenvolverem seus projetos. Acredito que com este modelo, com a figura do presidente como um coordenador, damos mais agilidade à gestão e celeridade nos planos de trabalho de cada campo. Isso implica também na corresponsabilidade. Como a tomada de decisões é compartilhada, todos assumem responsabilidade pelos trabalhos e decisões. Isso dá transparência e descentraliza a gestão”. É exatamente isso que está acontecendo. Não é discurso. É ação!

No caso da Câmara de Desenvolvimento Institucional (CDI) do CFA, área responsável por toda a comunicação do órgão e onde estou Diretor até 2020. Entre as principais ações da Câmara para 2019, está a ampliação da Rádio ADM e doCFAPlay –  webrádio e webtv do CFA, respectivamente, quatro novos programas na programação: ‘ADM Responde’, ‘Café com Administração’, ‘Saiu na RBA’, Séries sobre campos específicos da Administração”, além da gestão visual e ágil com o “framework” SCRUM.

O CFAPlay está fazendo um bom uso do YouTube, uma plataforma que acredita-se ser a ferramenta indispensável nas casas, hoje em dia. A TV ganha novas características e nós estamos fazendo um bom uso destes canais. A ideia é nos aproximarmos cada vez mais do nosso público, os Profissionais de Administração e a população que gosta de saber e conhecer sobre Gestão.

A principal função da CDI é aproximar cada vez mais o Conselho do público em geral. Uma das ações para isso foi a implantação do “Administração na sua mão”, um canal criado no WhatsApp para distribuir notícias relacionadas ao Sistema CFA/CRAs e a profissão como um todo. Hoje já são mais de 20 grupos e alcance que ultrapassa 4.000 pessoas.

Agora, segue parte do texto do Presidente Adm. Mauro Kreuz falando sobre o modelo da Gestão Compartilhada:

“Sabe aquele descontentamento com a profissão, verbalizado sem direcionamento? Queremos que o reporte a nós. Se lhe incomoda, nos incomoda. Ligue para a ouvidoria do CFA, envie um e-mail, não nos prive de ter ciência e encontrar soluções para os nossos problemas. Caso tenha uma ideia, sugestão, contribuição, nos procure do mesmo jeito. Juntos, podemos aperfeiçoar mais a Administração brasileira.

O conteúdo publicado nos veículos de comunicação da autarquia também é direcionado a nós, profissionais de Administração. Se ler, ouvir ou assistir algo e quiser se posicionar de alguma forma, negativa ou positiva, não hesite em fazê-lo. A sua participação será o diferencial nesses próximos dois anos de gestão. Quanto mais juntos e afinados estivermos, melhores administradores seremos, e seremos mais fortes como profissão.”

Diretoria 2019-2020 do CFA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *